domingo, 25 de janeiro de 2009

Diluição Geométrica

É uma técnica de homogeneização empregada para garantir, durante a “mistura”, a distribuição uniforme dos componentes da fórmula. O uso desse método é especialmente útil em casos em que as substâncias a serem homogeneizadas possuem as mesmas características e estão em quantidades desiguais e não existe a possibilidade de averiguar visualmente se a mistura está homogênea.

Procedimento geral de diluição geométrica:

  • Passo 1: Os fármacos, sólidos, a serem diluídos são colocados em um gral e reduzidos a um pó fino, um a um.
  • Passo 2: Com o objetivo de se avaliar visualmente o progresso posterior da mistura, é adicionado um corante, na proporção de 0,1 a 0,25% do peso total da diluição, de preferência em pó ou diluído em um solvente volátil.
  • Passo 3: Um volume equivalente ao dos fármacos a serem diluídos deve ser acrescentado do diluente no gral, e esta mistura deve ser completamente miscigenada por trituração.
  • Passo 4: Acrescenta-se, então, uma nova quantidade do diluente, correspondente ao volume da mistura de pó contida no gral, repetindo-se a miscigenação por trituração.
  • Passo 5: O processo continua com a adição de volumes iguais do diluente ao pó contido no gral, repetindo a mistura até que todo o diluente seja incorporado.
Compartilhe o Artigo